Raimundo

Raimundo
Raimundo , o Mundico

Proposta de Encenação


“MUNDICO – Sonata Muda” - Um espetáculo essencialmente de imagens e sensações. Revela a estória de Raimundo, um velho palhaço que tem como refúgio um depósito abandonado, aonde cria seu pequeno mundo para fugir da realidade e lá reviver suas memórias.  Este depósito representa, simbolicamente, o interior da cabeça de Raimundo. É para este lugar que ele traz caixas de tamanhos e formas variadas. Caixas comuns, de papelão. Colecionadas. Cada uma dessas caixas encerra em si uma lembrança, uma recordação, um medo, um desejo, um sentimento passado.  Ele se prende num instante vivido e tem, neste lugar, a chance de realizar desejos ou, simplesmente, reviver sentimentos.
É neste lugar que suas lembranças tomam forma e ganham vida. Através da possibilidade sem fim da linguagem do Teatro de Formas Animadas, as caixas ganharão vida e se transformarão em personagens, num jogo cênico mágico e interessante. Por exemplo: na cena em que Raimundo revive suas lembranças de quando trabalhava num circo, dando banho num elefante, caixas de tamanhos e formatos variados se juntarão e formarão a figura de um elefante. Somente com o teatro de formas animadas é que poderemos colocar em cena, em grandes palcos ou palcos pequenos, um elefante. E olha que ele ainda vai esguichar água no rosto de Raimundo!
Da mesma forma, antes do espetáculo começar, no foyer do teatro, o público é recepcionado por um personagem feito de caixas, que é manipulado diretamente por dois atores, propondo interações. Tira do coração cartões com pedidos de ações e entrega às pessoas, e ao mesmo tempo em que capta imagens e sons produzidos pelas pessoas através de uma cabeça-câmera. Este personagem fantástico, só possível no universo de formas animadas, é a ponte entre o externo e o interno, entre Raimundo e o mundo, entre o mundo real e o mundo imaginário.  Essas imagens e sons são interferências na mente inquieta de Raimundo.
Utilizaremos também do Teatro de Sombras como ligação do externo para o interno, do real para o imaginário . Aproveitando do contraponto entre luz e sombra, criar mundos suaves, mundos de penumbra, para estimular a imaginação e inventar mundos que Raimundo gostaria que existisse além.
A figura de Raimundo é personificada por uma máscara inteira expressiva, que já é em si é uma presença forte. A máscara, dentro da sua história, é um objeto de representação simbólica, capaz de estabelecer, através da sua utilização, uma relação de “presentificação” ou materialidade de arquétipos. Propõe uma idéia para um jogo.
A máscara inteira expressiva, com características humanas, exige do ator uma atenta preparação corporal, pois o obriga a representar um personagem com características físicas que a máscara apresenta. Cabendo ao corpo do ator toda a responsabilidade de expressão.
No espetáculo teremos duas máscaras do personagem Raimundo, que no roteiro proposto de ações chamamos de máscara 01 e máscara CLONE. Optamos por duas máscaras para criar jogos cômicos, entradas fantásticas e também pela possibilidade simbólica de colocar o personagem frente a frente com seu EU, ampliando as possibilidades dramatúrgicas.
Nossa investigação para encenação se pautará na procura da imagem signo, dos gestos significativos, das ações simbólicas, descartando o uso da palavra, privilegiando o trabalho expressivo do corpo do ator que veste a máscara em relação com as possibilidades expressivas dos objetos animados. A utilização da voz falada só será empregada em momentos específicos, vozes em off que foram gravadas no foyer do teatro antes da entrada do público. A ausência de diálogos abre caminhos para outras formas de expressividade, mais sutis e delicadas, dentro de uma proposta de silêncios e de uma música instrumental para o violoncelo, executada ao vivo, compondo uma narração junto com a imagem que é apresentada.

No espetáculo “MUNDICO - Sonata Muda” utilizaremos de máscaras, bonecos, sombras e objetos heterogeneamente misturados, ou seja, Teatro de Formas Animadas. A primeira consideração necessária, como tal, é tratarmos de algumas especificidades desta prática.